Olá, sou Toalá Carolina, psicanalista e sua Coach de vida e Emagrecimento Emocional!
Sabe aquele assunto que dói para você falar e por isso tem evitado a qualquer custo tocar no assunto?
FOME!
Não e raro me deparar com relatos de homens e mulheres, no consultório, que passaram muita necessidade da infância, que viviam ali com o alimento escasso e que não podiam comer o que desejavam! Sabe como é? Nem todo mundo teve a sorte de ter mesa farta, geladeira cheia, ou podiam escolher o que bem entendessem nas prateleiras do supermercado.
Muitos do que hoje são adultos obesos ou que estão acima do peso, foram crianças de família pobre e que passaram muita vontade de comer o que passava nas propagandas da televisão ou que viam as demais crianças comendo na hora do intervalo da escola.
A escassez é a raiz dos excessos.
Sim, isso é trauma. Isso marca a vida de um ser humano para sempre e quando não identificado, recalcado (oculto no nível inconsciente – lugar de difícil acesso) e não ressignificado, causa um tremendo estrago que vai aparecer no corpo (sim, o corpo fala e mostra)!
Gordura demasiada é sintoma e a necessidade pelo excesso é o sinal de que algo não vai bem, e que uma compulsão pode ter sido instalada com sucesso lá atrás… quando você , de alguma maneira, foi privada de algo que desejou com veemênca.
O que aconteceu depois, Toalá?
Eu te explico: Foi acionado ali na época de escassez, uma compulsão para fazer você querer ter o que você desejava e, depois que você cresceu, passou a trabalhar, a fazer as atuas escolhas, a ter acesso o que podia e queria comer, daí veio o gatilho: “posso comer o que eu quiser, eba!”.
Vou te contar um segredo sobre o funcionamento da mente humana: todas as fases da vida, ficam ativas, elas não passam nunca!
O inconsciente não conhece o significado da palavra TEMPO, sendo assim, aquela criança que teve vontade de comer um biscoito recheado e não pode, está viva e vai comer assim que o adulto (teu aqui e agora) puder comprar.
Ou seja, você hoje adulto não está se entupindo de guloseimas infantis, mas o adulto que é hoje quem trabalha e cria recursos para comprar tudo isso, está olhando para a criança e dando a ela o que sempre desejou!
Faz sentido agora?
Tenho certeza que hoje, você experiente, independente, capaz, cheia de potencial e com muitos talentos, ou seja: em sã consciência, jamais usaria teu dinheiro para comprar tanta porcaria e se adoecer, mas a criança que passou vontades, e até necessidades, lá atrás, não sabe disso.
O que você precisa fazer é acessar essa criança e mostrar para ela que isso passou, que esses desejos foram saciados, que a necessidade de suprir as vontades foram realizadas, trazidas para o real! Pronto, acalme a criança interior, e mostre a si mesma, como adulta, que não há necessidade de mais desespero por alimentos.
Voce cresceu, trabalha, escolhe por si, nada mais vai te faltar! Aquieta a tua mente, acalme a criança e diga a ela que está tudo bem agora!
Essa comunicação entre o adulto que é hoje, capaz, independente e a criança que viveu a escassez é fundamental para reduzir a níveis confortáveis essa obsessão por comida.
Está tudo bem!
É claro que estou falando aqui me servido da razão e, nesse caso, a emoção (inconsciente) é o que pode estar falando mais alto para você e por isso você acaba vivendo nessa inércia, sem nem mesmo perceber.
Para isso eu desenvolvi o curso de Emagrecimento Emocional – 30 dias para Reprogramar sua mente e Transformar o teu corpo, e basta você CLICAR AQUI AGORA para ter acesso ao que há de mais atual quando o assunto é Emagrecimento através da mente.
P.S.: Nem tudo o que fazemos, fazemos movidos por decisões ou escolhas… A maior parte das nossas ações (ou não ações) são automáticas, ou seja: fruto de um condicionamento construído e reforçado durante toda a nossa vida.
Comments