top of page
Foto do escritorToalá Carolina

Louça Nova


Use a louça nova

Faz mais de 10 anos que li um livro chamado “Eu não sou doente”, relato de uma vítima de uma síndrome bastante comum entre mães e filhos, e em uma parte da história a autora, relata que sua mãe comprava sapatos novos e estocava no trailer que a família morava imaginando usar no dia em que o pai dela, marido da mãe, chamasse ela para um jantar dançante.

Bem, esse dia nunca chegou e todos esses sapatos jamais usados acabaram sendo consumidos por um incêndio proposital feito pelo pai, afim de receber um seguro e sumir com o dinheiro, deixando a família a própria sorte.

Vejam bem, ela comprou sapatos novos na expectativa de ser chamada para um jantar dançante que jamais chegou. Ela jamais os usou.

Já no ultimo dia de vida de minha avó materna, minha tia estava a fazer uma sopa de galinha para que ela pudesse ingerir algo na esperança de basicamente, como que por um milagre, revertesse um processo de óbito inevitável. Ah... a fé das pessoas deixa um momento de luto até dourado...

Minha avó em seu leito de morte resmungou algo como: “pegue um pano de prato na terceira gaveta para que eu não suje tudo de sopa”- e eu prontamente fui à terceira gaveta, e escolhi o pano de prato mais decorado, mais bonito e novinho que estava por debaixo dos panos velhos e surrados.

Feliz por ter escolhido o melhor para minha avó, ela trancou a feição e em um tom de alta reprovação ordenou que eu guardasse esse pano especial e pegasse um velho. Desapontada segui a ordem sem entender a lógica. Por fim, ela morreu horas depois.

Já eu ontem estava com minha sogra no hospital, ela tomando morfina para dor, pensei em todas essas situações pois claro, numa emergência de um pronto socorro a gente passa a refletir mais profundamente sobre a vida, morte e o que realmente tem valor.

Tudo passa tão rápido e é tão frágil...

Subi para minha casa e decidi tirar a louça nova, cor de rosa, aquela que comprei e nunca usei esperando um dia especial... Pensei que o dia especial é hoje, é o aqui e agora. Não existe ontem, ele passou não existe o amanhã, ele é incerto e ilusório, existe o presente e ele não deve ter esse nome por acaso.

Presente, o aqui e agora é o presente, ele e o momento especial.

Calce o sapato novo, use o pano de prato decorado e bordado, jante na louça nova.

A vida é agora.

Toalá Carolina

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pixação

Comments


bottom of page